Como Transformar Sua Casa Num Lar
transformar a casa num lar

Como Transformar Sua Casa Num Lar

Transformar a casa num lar depois de uma mudança pode levar mais tempo do que simplesmente guardar tudo em seu devido lugar! No blog de hoje vamos conversar sobre como criar uma conexão real com o lugar onde você mora

Difícil encontrar alguém que nunca se mudou de casa pelo menos algumas vezes. Já parou para se perguntar porque é que certos lugares te fizeram “sentir em casa” imediatamente, enquanto outros levaram meses ou até anos até que você tivesse o mesmo sentimento? Seria por causa da localização, circulação dos ambientes, ou alguma outra coisa? Hoje eu te convido a explorar algumas dessas perguntas e algumas maneiras de fazer com você sinta que sua casa é o seu lar! E se tiver alguma experiência pessoal, adoraríamos ler sobre ela nos comentários abaixo. 😉

Conhecendo a sua casa

A personalidade da sua casa

O que eu quero dizer com isso? Quero dizer que cada casa tem personalidade própria. E, ser capaz de alinhar a personalidade da casa à personalidade dos donos pode fazer toda a diferença na forma como você vai se sentir em relação à sua própria casa. Se você nunca pensou que sua casa tinha personalidade antes, esta sugestão pode parecer estranha – mas se você tentar entender a personalidade da sua casa, poderá se surpreender com o que vai encontrar. A sua casa é peculiar, romântica, ranzinza? Arrumadinha? Calorosa? Misteriosa?

Casa que preservou a historia
Foto: André Nazareth

Regionalidades

Uma casa em Natal certamente será bem diferente de uma casa em São Paulo, Rio Grande do Sul ou Goiás. Mesmo que as casas em diferentes regiões tenham estilo semelhante, a energia do lugar onde a casa se encontra se infiltra naquela construção. A história de um lugar, a personalidade de uma região (e até de um bairro específico) e como você se sente em morar lá afetam como você se sente sobre sua casa em geral. Se você se mudou recentemente e estiver se sentindo desconectada de sua casa, considere dedicar um tempinho para explorar sua cidade e buscar elementos que te façam feliz!

casa com decoracao regional
Foto: artesanato.culturamix.com

Preencher as paredes

É engraçado que muitos dos nossos clientes têm todo tipo de objeção para não colocar coisas nas paredes. Inclusive alguns que preferiram viver meses na casa com paredes vazias até que nos chamaram para auxiliar no processo de escolha e instalação. Se o cliente está alugando pode ser ainda mais difícil pois muitos não querem furar as paredes. Mas pequenos buracos são facilmente remendados, portanto, não deixe que isso o impeça. Colocar sua arte, fotos e objetos de valor sentimental nas paredes é uma das maneiras mais rápidas de fazer uma casa sentir como um lar.

parede com fotos
Foto: imoveis.culturamix.com
reliquia de familia na decoração
Foto: blancointeriores

Memória Afetiva

Sua família, suas experiências. Ver os rostos daqueles que você ama nas paredes, colados na geladeira, na mesa de cabeceira, fotos de lugares onde você esteve, aventuras que viveu, as coisas e experiências que você ama também podem ter um efeito positivo na vibe da sua casa. Coloque-os onde você pode vê-los sempre, porque há reviver nossas histórias pessoais traz alegria e conforto sem iguais.

Da mesma forma, dê destaque à colcha de crochet que sua avó te deu, a arte que você comprou em um antiquário ou a cumbuca de cerâmica que seu filho fez na escola!

Restaurando a energia

Os cinco sentidos têm um efeito poderoso em nossas emoções. Quando você se muda para uma casa, os vestígios dos antigos proprietários permanecem – o cheiro de sua comida ou temperos nos armários; marcas no chão e nas paredes, filhos ou móveis em movimento, a tinta nas paredes e os revestimentos na cozinha e banheiros. Ao se mudar para uma nova casa, especialmente uma onde os antigos proprietários viveram por muitos anos, pode te fazer sentir como se estivesse invadindo o espaço pessoal de outra pessoa.

Se for esse o caso, faça todo o possível para colocar sua marca pessoal na casa, explorando todos os sentidos. Toque sempre suas músicas favoritas, use óleos essenciais e produtos com cheiros que você reconhece e gosta, abra as janelas para deixar entrar ar fresco, cozinhe sua refeição favorita na cozinha e pinte e decore da maneira que seu coração sentir!

sala de jantar com mesa posta
Foto: Apartment Therapy

Criar novas memórias

Se você realmente se sentir inquieto em seu espaço, aceite o fato de que pode levar mais tempo mesmo para que você se “sinta em casa”. Existe, no entanto, uma maneira de acelerar esse processo e que ficou mais fácil neste momento de pandemia: VIVA a sua casa! Convide amigos (poucos) para jantar. Organize a festa de aniversário do seu filho (apenas com a família) em casa, ao invés de sair. Ao criar novas memórias em sua casa, ela se tornará a sua cara. É simples assim.

***

Me conte…

Quando você começou a se sentir em casa na sua casa atual? Você já morou em algum lugar onde nunca sentiu que fosse seu lar? Ou você já morou em algum lugar em que instantaneamente se sentiu em casa?

Somos uma plataforma digital de design e decoração de interiores que proporciona conveniência na contratação de um projeto de design de interiores 100% online ou com acompanhamento presencial.

Com uma forte influência em design europeu, na DESIGN Interiores temos vasta experiência em estilos contemporâneos e modernos, os quais combinamos com materiais e produtos brasileiros.

Todo o processo de trabalho com a DESIGN Interiores, seja ele virtual ou presencial, é elaborado para facilitar não apenas o projeto de design de interiores mas também a vida dos nossos clientes.

Precisa de ajuda para projetar sua casa, fazer sua reforma ou redecorar? Entre em contato conosco!

Leave a Reply