Design Biofílico – A Tendência de 2020 que Veio para Ficar
Ambiente projetado com design biofílico

Design Biofílico – A Tendência de 2020 que Veio para Ficar

O design biofílico é uma das principais tendências no universo do design de interiores para o ano de 2020! Nele são incorporados elementos naturais como materiais, iluminação e vegetação a ambientes modernos.

Esta associação da natureza aos projetos de design tem impacto direto e imediato na saúde e bem estar geral das pessoas que vivem ou trabalham naquele ambiente. Pesquisas mostram que a incorporação de elementos diretos ou indiretos da natureza nos ambientes construídos tem um papel na redução do estresse e no equilíbrio dos níveis de pressão arterial e frequência cardíaca. Além disso, este tipo de design tem o condão de aumentar a produtividade, a criatividade e a percepção de bem estar dos indivíduos.

Resultados incríveis, certo? Então, como incorporar aspectos da natureza nos projetos de design biofílico?

Como Experienciar a Natureza Diretamente no Design Biofílico?

– fazendo uso de luz natural

– incorporando água através de fontes

– incluindo plantas e flores, paredes vivas, jardins interiores

Quarto com plantas e elementos naturais - design biofílicobio

Como Experienciar a Natureza Indiretamente no Design Biofílico?

– fazendo uso de materiais naturais (de preferência reciclados) como pedra, madeira, metais

– selecionando cores encontradas na natureza

– usando imagens da natureza

Sala de jantar com papel de parede de flores e vegetação

Em uma sociedade que está cada vez mais dando importância ao tema da sustentabilidade, do equilíbrio e do bem estar, o design biofílico tem também sido cada vez mais integrado mais em nosso quotidiano. O tema do autocuidado foi super importante para o ano de 2019 e a pandemia do coronavírus que assolou o mundo em 2020 provou que esta tendência continuará a crescer, com um forte foco no uso do design biofílico para melhorar e estruturar nossos ambientes para moldar nossas vidas.

Como Trazer o Design Biofílico pro Seu Projeto?

1 – Materiais Sustentáveis

Hoje em dia estamos mais conscientes do que nunca quanto aos materiais que usamos nos nossos projetos e ao impacto que eles têm no meio ambiente. Nos preocuparmos em encontrar novas maneiras de reduzir a pegada de carbono associado aos produtos, materiais e acessórios com os quais trabalhamos é um passo importante nesta direção.

Com os princípios do design biofílico podemos optar pela incorporação de materiais reciclados nos projetos, transformando o ato de comprar e adquirir produtos que usamos como parte de uma economia circular.

Cadeiras feitas com material sustentável

2 – Cores

A cor é outra maneira simples de buscar inspiração da natureza para criar um ambiente doméstico ou profissional mais positivo. A paleta de cores para o ano 2020 da marca de tintas Dulux é inegavelmente um ode à natureza.

A cor do ano 2020 é a Tranquil Dawn, que se traduz por Amanhecer Tranquilo, em um tom de verde frio e que vem oferecer um antídoto para uma sociedade tecnológica que está cada vez mais desconectada da natureza. Segundo a própria marca:

"A cor do ano reflete um desejo crescente de entender o que é ser humano em um momento em que os avanços tecnológicos nos fazem sentir cada vez mais desconectados."

Parede pintada com a cor do ano 2020 Tranquil Dawn

3 – Bem-estar pessoal

A ansiedade e o stress coletivo com que vivemos se mostraram nua e cruamente durante este período de confinamento. Com mudanças bruscas no cenário e a incerteza quanto ao futuro, percebemos o quão importante é o bem-estar pessoal.

Assim, a importância da tomada de responsabilidade pessoal pelos caminhos que trilhamos e para o nosso próprio bem-estar e daqueles que amamos é tendência forte para 2020 e, temos certeza, será ainda por muito tempo! E, incorporar elementos da natureza nos nossos ambientes é uma das formas mais fáceis e eficazes de alcançar um relaxamento e bem-estar a todos os que vivem ou trabalham neles.

Ambiente projetado com design biofílico

O design biofílico se encaixa perfeitamente nesta pegada. A tendência é não apenas trazer um pouco mais da natureza para nossos lares e ambientes de trabalho, e sim criar ambientes integrados à natureza, que se manifesta através de tantos elementos facilmente utilizáveis na decoração e design de interiores.

Este conceito é aplicável tanto no ambiente doméstico quanto profissional, já que problemas de saúde e falta de bem-estar também impactam o desempenho e a produtividade dos profissionais, o que leva à ineficiência no trabalho e ao aumento de custos para a empresa.

Ao adotar cada vez mais conceitos do design biofílico criamos ambientes restauradores, que nos ajudam a viver melhor de maneira global, trazendo a consciência de que indivíduos descansados e energizados rendem mais no trabalho, cuidam melhor de sua saúde e conectam-se com tudo e com todos de maneira sustentável e harmônica.

Somos uma plataforma digital de design e decoração de interiores que proporciona conveniência na contratação de um projeto de design de interiores 100% online ou com acompanhamento presencial.

Com uma forte influência em design europeu, na DESIGN Interiores temos vasta experiência em estilos contemporâneos e modernos, os quais combinamos com materiais e produtos brasileiros.

Todo o processo de trabalho com a DESIGN Interiores, seja ele virtual ou presencial, é elaborado para facilitar não apenas o projeto de design de interiores mas também a vida dos nossos clientes.

Quer reformar ou mudar a cara de algum ambiente, entre em contato com a nossa equipe!

Leave a Reply